02 ARLINDO
Tenho sempre uma tela, uma peça de madeira, uma pedra para continuar. Esta pequena escultura de resina deu origem a outra peça, muito maior. Foi o meu primeiro estudo. É uma figura mitológica, a Nereida, uma das musas marinhas que falam ao ouvido de Camões e ajudam os marinheiros em perigo. A água é sempre uma constante na minha vida.
Tenho uma ligação forte com Portimão. É aqui o meu porto de abrigo, a minha relação com a água. Esta história começou há mais de 30 anos. Os artistas, quando iniciam a carreira, debatem-se com grandes injustiças. Muitas vezes vão à procura de um local para expor e ninguém lhes abre as portas. Eu tinha obra, agarrei o meu portefólio e comecei a percorrer galerias: “Não. Não. Não. Obrigado, já tenho os meus artistas.” Alguns nem sequer queriam ver, não tive essa hipótese. Um dia decidi: se não há galerias que mostrem o meu trabalho, vou fazer a minha própria galeria.
Mesmo assim continuei à procura de quem aceitasse a minha obra. O Michael Tannock era um estrangeiro que representava artistas portugueses e internacionais, e creio que tinha a única galeria em Portimão com ligações importantes. Eu sentia-me intimidado ao chegar diante dele, que me recebeu sem marcação. Um pintor vai pintando, um escultor vai esculpindo, mas depois precisa de mostrar essas obras. O trabalho de um artista terá de ser aberto, para mostrar ao mundo quem ele é e aquilo que ele faz. Foi o Michael Tannock que respondeu a esse anseio. “Sou artista plástico mas não tenho currículo.” Ele respondeu: “Para mim não interessa o currículo, interessa a arte.” Foi a primeira porta que se abriu na cidade. O meu reconhecimento é deixar esta escultura no local onde outrora esteve a galeria, na Rua Santa Isabel. Esse lugar mudou a minha vida e deu-me asas para voar, sair, voltar com nova informação, mais culto, mais desperto.
Um dia, um artista suíço viu o meu trabalho e quis conhecer-me. Sentámo-nos no banco de jardim ao pé da galeria e convidou-me para um simpósio na Suíça. Eu trouxe a ideia para cá e criei o Simpósio Internacional de Escultura, que vai na 9ª edição. Transportei artistas dos seus ateliês para a rua. Imaginem cinco escultores com máquinas, a fazer pó e barulho, e as pessoas indignadas a passar. Quando começavam a ver uma forma, olhavam mais atentamente. Uma semana depois, com as peças terminadas, as pessoas diziam: “Estas obras são nossas, são daqui.” Estão dispostas à beira-rio. Temos mais de 40 obras e 30 nacionalidades. Comecei sem galeria e acabei por criar uma grande galeria partilhada, ao ar livre. Agora vou enterrar a minha pequena peça e dou lugar às esculturas dos outros.
:::
I always have a canvas, a piece of wood, or a stone to keep me going. This small resin sculpture led to another, much more significant piece. It was my first study. It is a mythological figure, Nereida, one of the sea muses who speaks to Camões and helps sailors in danger. Water has always been a constant in my life.
I have a strong connection with Portimão. This is my safe harbour, my bond with the water. This story started over 30 years ago. When starting their careers, artists struggle with great injustices. Often, they look for a place to exhibit, but no one opens the doors. I had work to show, so I took my portfolio and went around galleries: “No. No. No. Thank you, I already have my artists.” Some didn’t even want to look; I didn’t get that chance. One day, I decided that I’d make my own gallery if there were no galleries to show my work.
Even so, I kept searching for someone who would accept my work. Michael Tannock was a foreigner who represented Portuguese and international artists. I believe he had the only gallery in Portimão with significant connections. I felt intimidated when I approached him, as he received me without an appointment. A painter keeps painting, a sculptor keeps sculpting, but then they need to show their works. An artist’s work must be open to show the world who they are and what they do. It was Michael Tannock who answered that need. “I’m an artist, but I don’t have a résumé,” I told him. He replied, “I’m not interested in a résumé; I’m interested in art.” That was the first door that opened for me in the city. My way of honouring that is to leave this sculpture at the place where the gallery once stood, on Santa Isabel Street. That place changed my life and gave me wings to fly, to go out, and come back with new insights, more knowledge, and more awareness.
One day, a Swiss artist saw my work and wanted to meet me. We sat on the park bench near the gallery, and he invited me to a symposium in Switzerland. I brought the idea back here and created the International Sculpture Symposium, now in its 9th edition. I took artists from their studios and brought them to the street. Imagine five sculptors with tools, making dust and noise, with people walking by, annoyed. But they looked more closely when they started to see a shape take form. A week later, with the pieces finished, people would say, “These works are ours; they belong here.” They’re placed along the riverfront. We have over 40 works and 30 nationalities. I started without a gallery and ended up creating a large, shared outdoor gallery. Now, I’m going to bury my small piece and make way for the sculptures of others.