09 FILIPE
Um cabo jack faz a conexão entre uma fonte sonora (um instrumento) e um altifalante (um amplificador, uma coluna) … enfim, digamos que conecta uma ‘voz’ e que lhe dá volume sonoro.
Sou de Portalegre e estou cá há 15 anos. Havia uma crise e os artistas estavam sem trabalho. Eu não era um grande músico, estava a começar. Mandei currículos e chamaram-me para cá. De repente havia trabalho. Era mais entretenimento do que trabalho artístico, mas para quem gosta de tocar… E hoje dou aulas na Escola da Bemposta.
Antes de chegar ao Algarve vivia dentro de uma realidade geracional que nos formata para o trabalho, o curso, a carreira. Aqui aprendi que há outros caminhos. Sou saxofonista mas comecei na escola clássica. Comecei a tocar numa filarmónica. Há repertório clássico muito bonito para saxofone. Fiz um pouco de tudo. Quando estava com pessoas do jazz era o tipo do clássico, com malta do clássico eu era do jazz, e percebi que existe um espaço entre um e outro, há toda uma realidade musical entre eles, um espaço de improvisação livre. Fui por aí. Agora tenho uma licenciatura no jazz e no clássico.
A música é incontornável na minha relação com Portimão. Havia muito bons músicos mas não tocavam jazz regularmente. Então criei, com outras pessoas, uma jam session na rua Arco Maravilhas, no bar Marginália, onde todas as semanas havia música ao vivo. Quero enterrar este cabo ao pé do arco, nessa rua. Houve dois momentos em que, por iniciativas diferentes, aconteceram ali jam sessions e veio gente nova ao bar. Havia público, estava cheio. E a escola onde eu trabalho tinha aberto um curso de jazz. Falei com um amigo, o Bruno Vítor e o Davide Fournier, para fazermos as jams, que começaram a acontecer ali de 15 em 15 dias, durante bastantes anos. Depois, quem continuou as jams foram os antigos alunos.
O que fazes em lugares que não são grandes cidades é significativo, tem muito impacto, é real e muda as dinâmicas. Quem vive na cidade é quem a constrói. Acho que a dimensão humana de Portimão, os encontros, até foram mais fortes que a música, para mim. O cabo jack também simboliza isso.
Desde que o bar Marginália fechou portas ninguém pegou nele, está a cair aos bocados. Não deixa de ser curioso que aqui, onde muitas vozes e músicas se ouviram, haja agora silêncio e talvez por isso seja importante fazer a ligação entre esses tempos. Pudesse este arco ser um portal aberto para o futuro. Se as paredes falassem? Imagina se cantassem…
:::
A jack cable connects a sound source (an instrument) to a speaker (an amplifier, a speaker) … let’s say it connects a “voice” and gives it volume.
I’m from Portalegre, and I’ve been here for 15 years. There was a crisis, and artists were out of work. I wasn’t an accomplished musician; I was starting out. I sent out résumés, and they called me here. Suddenly, there was work—not so much artistic but more entertainment work, but if you love to play… Now I teach at Bemposta School.
Before coming to the Algarve, I was shaped by a generational mindset that sets you up for work, a degree, and a career path. Here, I learned there are other ways to live. I’m a saxophonist, though I started in classical music, playing in a philharmonic band. There’s a lot of beautiful classical repertoire for saxophone. I dabbled in a bit of everything. When I was with jazz musicians, I was the classical guy; with classical musicians, I was the jazz guy. I realised there was a space between them—a whole musical reality, a place for free improvisation. That’s the path I took. Now, I have a degree in both jazz and classical music.
Music is inseparable from my connection to Portimão. There were excellent musicians here, but they didn’t play jazz regularly. So, with some others, I started a weekly jam session on Arco Maravilhas Street at Marginália bar, where we had live music every week. I want to bury this cable by the arch on that street. There were two different moments when jam sessions took place, bringing new people into the bar. It was packed. And the school where I work had just opened a jazz course. I spoke with friends Bruno Vítor and Davide Fournier, and we decided to run the jams, which went on every other week for many years. Later, former students kept them going.
What you create in places that aren’t big cities is meaningful—it has an impact, is real, and changes dynamics. The people who live in the city are the ones who build it. I think the human connections I found in Portimão, these encounters, meant even more to me than the music itself. The jack cable symbolises that, too.
No one has touched it since the Marginália bar closed; it’s falling apart. Strangely, there’s silence now in this place where so many voices and songs once filled the air. Maybe that’s why it feels essential to reconnect those times. What if this arch were an open portal to the future? Imagine if the walls could talk. What if they could sing?