100 Anos Portimão Cidade Centenária

Biblioteca de Cordas e Nós: Segunda Pele

Caminhos
Orgânicos

José Antonio Portillo (Espanha)

A BIBLIOTECA DE CORDAS E NÓS é uma misteriosa biblioteca móvel com uma estrutura circular de madeira que guarda manuscritos inéditos, textos nunca publicados, partituras, desenhos, objetos encontrados no lixo e cilindros cheios de mensagens feitas de cordas e nós. No âmbito da programação artística criada pela Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural para a celebração do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024), ao abrigo de uma parceria estabelecida com o Município de Portimão, esta instalação-espetáculo chegou a Portimão em 2024 e trouxe consigo uma SEGUNDA PELE que a circunda.

A SEGUNDA PELE da BIBLIOTECA DE CORDAS E NÓS propõe a possibilidade de imaginar o futuro da cidade de Portimão através de dois projetos: o MUSEU DO TEMPO e CAMINHOS ORGÂNICOS.

Ao longo do último ano, vários alunos das escolas do Ensino Secundário da cidade de Portimão foram desafiados a imaginar uma cidade de acordo com as suas necessidades e desejos, a imaginar como serão os CAMINHOS ORGÂNICOS dos adolescentes dos próximos anos.

Esses CAMINHOS ORGÂNICOS fazem agora parte da SEGUNDA PELE, onde os percursos de cada participante estão marcados num mapa circular da cidade de Portimão, com a ajuda de fios e alfinetes. Também as fotografias das sombras de cada jovem nos seus CAMINHOS ORGÂNICOS poderão ser descobertas durante uma visita à BIBLIOTECA DE CORDAS E NÓS. Prolongamos essa experiência de revelação do imaginário dos jovens de Portimão através desta plataforma digital onde é disponibilizada a narração oral de cada um desses percursos e as fotografias dos seus autores a percorrê-los.

 

IDEIA ORIGINAL E DIREÇÃO: José Antonio Portillo
COMPILAÇÃO E COMPOSIÇÃO DOS TEXTOS: Matilde Real e Rita Rodrigues
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural

Gabriela
Giovanna
Gonçalo
Júlio César
Laiana
Lays
Luna
Petra