(COM)PASSOS

Desde o início do ano de 2024 que o antropólogo Pedro Prista, o filósofo Nélio Conceição, o escritor Sandro William Junqueira, a historiadora Maria João Raminhos Duarte e o artista Paulo Quaresma se sentam à mesma mesa para pensar sobre Portimão nas suas diversas dimensões, analisando criticamente os seus segmentos temporais, a sua evolução histórica, económica e social. Uma reflexão que teve como objetivo a produção de ideias e de conhecimento que servisse de nutriente fundamental para uma programação artística pertinente e atual. Estes pensamentos serão agora partilhados em forma de quatro caminhadas, chamadas (COM)PASSOS.

Lotação: 25 participantes por sessão
Público: M/16
Bilhetes: 3,00€ (preço único)

Bilhetes à venda em https://portimao.bol.pt e nos locais habituais.


01 novembro 2024 . 10h30
QUANTOS MORTOS TEM 100 ANOS?
Pedro Prista

Lugares de memória, de lembrança e esquecimento, os cemitérios são o cruzamento entre espaço e tempo nas comunidades e em cada um de nós. Quantos mortos tem um século? Onde estão? Para onde fomos morrer? Quem para cá veio e ficou? Nesta véspera de Finados vamos pensar em conjunto o espaço e o tempo e perguntar à Morte se ela saberá quem somos, naqueles que foram.

Ponto de encontro: Entrada principal do cemitério de Portimão
Duração: 2h00 aprox.


02 novembro 2024 . 10h30
DO MAR À PERIFERIA: A CIDADE REENCONTRADA
Nélio Conceição e Sandro William Junqueira

Movermo-nos numa cidade como numa casa. Quantas camadas de experiência terá esta casa? É possível caminharmos num espaço íntimo, mas que ao mesmo tempo nos causa estranheza? Partindo de uma rosa-dos-ventos que nos levará do mar à periferia de Portimão, deambulando pelo centro, o nosso caminho pensado será simultaneamente íntimo e político, emocional e distante, preso à recordação e ao mesmo tempo lançando-se no presente como um desejo por cumprir.

Ponto de encontro: Portão de entrada da Escola Básica Engenheiro Nuno Mergulhão
Duração: 3h00 aprox.



09 novembro 2024 . 15h00
“QUANDO PORTIMÃO ABRAÇOU O RIO”
Maria João Raminhos Duarte

Este percurso pedestre convida a explorar a rica história e dinâmica da zona ribeirinha de Portimão, destacando a profunda relação entre a cidade e o Rio Arade. Ao longo desta caminhada, descobrir-se-á como o rio moldou e influenciou a vida local, promovendo o desenvolvimento e o património da região.

Ponto de encontro: Zona Ribeirinha junto ao Posto de Turismo
Duração: 2h00 aprox.


10 novembro 2024 . 15h00
INVENTÁRIO MODERNO
Paulo Quaresma e Leandro Arez

Pedem-nos impressões desta cidade do Sul, tão nossa conhecida, por onde de novo andaremos, cidade que nos encanta e que, por vezes, detestamos. Não é ali que a imaginação prefere levar-nos, mas na secura e no isolamento da vida, poderíamos talvez lembrar-nos com prazer e figurar-se-nos-iam talvez com vivas cores muitos episódios e quadros que nos possam ter, em tempos, parecido frios. Revisitamos o caleidoscópio da memória – à falta de notas que não temos nem nunca tivemos – e partilhamos consoante as imagens que daí apareçam, ao acaso, saia o que sair.

(Inventado a partir de Inventário de Junho, de Manuel Teixeira Gomes)

Paulo Quaresma e Leandro Arez propõem um passeio participado pela Portimão do séc. XX, num percurso circular com início (e fim) no Jardim das Águas Livres.

Ponto de encontro: Jardim das Águas Livres
Duração: 2h00 aprox.


Programação artística: Lavrar o Mar – Cooperativa Cultural para a celebração do Centenário de Elevação de Portimão a Cidade (1924-2024), ao abrigo de uma parceira estabelecida com o Município de Portimão.

The event is finished.

Horário

Dia 1

10.30 - 12.30

Dia 2

10.30 - 13.30

Dia 9

15.00 - 17.00

Dia 10

15.00 - 17.00

Data

Nov 01 - 10 2024
CONCLUÍDO

Hora

consultar no fim da página
10:30

Custo

3€

Informações

CONFERÊNCIA,
M/16+

Localização

Vários Locais
Categorias

Organização

Lavrar o Mar Cooperativa Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *