
ENCATATION JOHANN LE GUILLERM – CIRQUE ICI . FRANÇA
Um “escreve” os seus pratos, o outro quer “comer” as suas ideias. Alexandre Gauthier é um chef de cozinha reconhecido em todo o mundo pela sua criatividade e uma identidade singular que lhe valeu uma segunda estrela Michelin em 2017. Fala do ritmo dos sabores, do crescendo, da ruptura dos sabores e da criação de uma série de emoções. Alexandre Gauthier adora a arte, os encontros que lhe proporciona, e especialmente os pioneiros como Johann Le Guillerm. O chef e o artista partilham a mesma forma de fazer as coisas: pesquisa de laboratório e exploração artística combinadas com um gosto pronunciado pela transgressão de códigos estabelecidos.
Para ENCATATION, combinaram as suas competências: a cozinha é confeccionada pelo chef e os objectos, as formas e a cenografia provêm de “Attraction”, a investigação que Johann Le Guillerm tem vindo a realizar nos últimos 20 anos.
É um convite para um ritual estranho que permitirá experimentar de forma existencial o que é saborear conceitos tanto com o estômago como com a mente, essas duas extremidades do Homem que, ligadas a uma coluna, lhe permitem manter-se de pé. ENCANTATION envolve todo o corpo imaginado como um lugar de experiência total.
Ficha técnica e artística
Conceção e cenografia Johann Le Guillerm \Tradução culinária de “Attraction” Alexandre Gauthier
Com o apoio de Marie-Josée Ordener assistido por Laurent Mercier, Emilie Lecoester e Aurélie Ramet \Serviço Selma Noret-Terraz, Amandine Gilbert, Sylvain Ligot \Desenho de luz Hervé Gary
Desenho de som Thomas Belhom \Construção Jean-Marc Bernard, Silvain Ohl \Cenografia Fanny Gautreau, Pauline Lamache, Julie Lesas \Fabrico e produção de cenários em aço inoxidável Didier Deret \Produção Cirque ici – Johann Le Guillerm
Biografia
JOHANN LE GUILLERM
Artista de circo, Johann Le Guillerm formou-se no Centre National des Arts du Cirque. Em 1994, criou a sua própria companhia Cirque Ici e um primeiro espetáculo a solo, “Où ça?” que percorreu o mundo durante cinco anos. A obra de Johann Le Guillerm foi galardoada com o Grand Prix National du Cirque (1996), o Prix des Arts du Cirque SACD (2005) e o Grand Prix SACD (2017).
Depois de uma digressão mundial durante a qual se confrontou com os desequilíbrios de mundos distintos, iniciou em 2001 o projeto “Attraction”, um projeto de investigação que examina o equilíbrio, as formas, os pontos de vista, o movimento e a impermanência, e que se materializa em diversas formas: objectos, espectáculos, esculturas, performances, etc. Cria espectáculos sob uma grande tenda, em teatros, para espaços públicos, à escala de cidades inteiras, e propõe trabalhos colaborativos. O artista define-se como um praticante do espaço de pontos de vista.
Horário
Dia 28 e 29
- 19:30
Dia 30 NOV a 1 Dez
- 11:30
- 19:30
Deixe um comentário